quarta-feira, 12 de maio de 2010

Biografia do Chefe de estado do Vaticano ( Papa Bento XVI)


O Cardeal Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI) nasceu em Marktl am Inn, no dia 16 de Abril de 1927 (Sábado Santo).

O seu pai era comissário da polícia, e a sua mãe antes de casar trabalhara como cozinheira em vários hotéis.

Passou a sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da fronteira com a Áustria. Foi lá que recebeu a sua formação cristã, humana e cultural.

A sua juventude não foi fácil. Pois nequele tempo o regime nazista mantinha um clima de grande hostilidade contra a Igreja Católica.

Em 29 de Junho de 1951 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Começando, um ano depois a sua actividade de professor na Escola Superior de Freising.
Desempenhou o cargo de professor de teologia dogmática e fundamental na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising. Ocupou também o cargo de Vice-Reitor da Universidade Ratisbona.

De 1962 a 1965, prestou um notável contributo ao Concílio Vaticano II como «perito».
A sua intensa actividade científica levou-o a desempenhar importantes cargos ao serviço da Conferência Episcopal Alemã e na Comissão Teológica Internacional.
Em 25 de Março de 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de München e Freising. A 28 de Maio seguinte, recebeu a sagração episcopal.
Foi Relator na V Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos realizada em 1980.
João Paulo II nomeou-o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, em 25 de Novembro de 1981. O Papa elevou-o à Ordem dos Bispos, atribuindo-lhe a sede suburbicária de Velletri-Segni, em 5 de Abril de 1993.
Foi Presidente da Comissão encarregada da preparação do Catecismo da Igreja Católica.
A 6 de Novembro de 1998, o Santo Padre aprovou a eleição do Cardeal Ratzinger para Vice-Decano do Colégio Cardinalício. E, no dia 30 de Novembro de 2002, aprovou a sua eleição para Decano; com este cargo.
Em 1999, foi como Enviado especial do Papa às celebrações pelo XII centenário da criação da diocese de Paderborn, Alemanha.
Desde 13 de Novembro de 2000, era Membro honorário da Academia Pontifícia das Ciências.
Publicou ainda os livros «Introdução ao Cristianismo», e «Dogma e Revelação», «O sal da terra», «Na escola da verdade»,e o livro-entrevista «Relatório sobre a Fé»
Recebeu numerosos doutoramentos «honoris causa», por várias Universidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário